Apolônio de Carvalho - 100 Anos

Datashow de Imagens

  • ECOCUT elege nova Direcao

    ECOCUT elege nova Direcao

  • Formacao ECOCUT

    Formacao ECOCUT

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

  • ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

    ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

  • Curso de Negociacao Coletiva - MII

    Curso de Negociacao Coletiva - MII

  • Curso de ORSB da CUT/GO

    Curso de ORSB da CUT/GO

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

download free wordpress themes

Programa de Formação do SINPRO em parceria com a ECO/CUT

A categoria dos (as) professores (as) no Distrito Federal passou, na década de noventa, por um longo período de distanciamento do processo de formação política. As consequências logicamente foram às piores possíveis com ações despolitizadas que levaram à fragmentação e a disputas desrespeitosas, uma vez que o único objeto da luta e organização sindical eram as assembleias que cumpriam o papel de debater a campanha salarial. 

Através do projeto de formação política estabelecido pela CUT, e da parceria firmada com a ECO/CUT, o SINPRO em 2004, começa uma nova organização da categoria iniciando a formação de delegados e de representantes sindicais. Inicia-se, então, um processo de resgate da organização da categoria a partir da reflexão de conteúdos significativos como - a disputa de classes, os princípios e a concepção da CUT, a organização do local de trabalho (OLT), raça/etnia, a emancipação da mulher e o combate à violência doméstica, e outros temas que abrangem não só a luta da categoria, mas, a organização social na ótica dos trabalhadores (as).

A participação sempre foi muito significativa, principalmente nas primeiras turmas, já que havia uma grande demanda. A decisão foi então pela ampliação dos participantes que seria qualquer professor (a) sindicalizado (a).

Muitas ações positivas foram claramente percebidas a partir do processo de formação implementado pelo SINPRO para a categoria, dentre elas, o fortalecimento da entidade sindical, maior clareza dos princípios da CUT, renovação das lideranças da categoria, ampliação dos espaços de participação do SINPRO, que passa a ter representação na ECO/CUT, na CNTE, na CUT nacional e em outras instâncias importantes, garantindo uma participação maior da categoria e a possibilidade de interferir nas ações e políticas das entidades.

Após 4 anos do programa e com 06 turmas atendidas o SINPRO e a ECO/CUT, discutem um novo curso de formação sindical como ação continua e necessária para os participantes do primeiro curso. Surge assim, o que chamamos de "turma avançada". Além de uma abordagem mais profunda dos conteúdos que abordam o movimento sindical no Brasil e no mundo, o curso incorpora o programa de formação da CNTE que traz uma proposta de eixos temáticos com uma abordagem tanto no aspecto da política sindical como educacional.

Hoje, a formação avançou consideravelmente e ampliou a participação para atender os (as) professores (as) aposentados (as) e também para garantir a melhoria do atendimento da categoria através da formação com a equipe dos (as) funcionários (as) da entidade. 

Em novembro deste ano, será realizada uma oficina pedagógica para organizar a primeira turma de Formação de Formadores (as) que fará parte da ação continuada do programa de formação do SINPRO com a ECO/CUT. Neste curso, o principal objetivo e envolver os (as) companheiros (as), e torná-los educadores sindicais para garantir a ampliação e a continuidade do programa.

O Programa de Formação se iniciou com um Curso Básico de Formação de Representantes Sindicais e vem se ampliando ano a ano. Hoje está organizado em 05 eixos:

  1. Cursos de Formação de Dirigentes e Representantes Sindicais de Base;
  2. Cursos de Formação de Dirigentes e Representantes Sindicais Avançado;
  3. Cursos de Formação Sindical dos/as Professores (as) Aposentados (as);
  4. Seminários de Formação Política e Sindical com os Funcionários e,
  5. Curso de Formação de Formadores.

O Programa tem como objetivo, preparar os/as dirigentes e representantes sindicais para a organização e a ação sindical no local de trabalho, além de despertar a consciência de classe e a percepção da importância da unidade para a luta, buscando articular as dimensões do cotidiano do local de trabalho com as demandas históricas dos professores e de toda a classe trabalhadora.

Como funciona este programa de formação?

1.Curso de Formação Sindical Inicial, é um Curso Básico, inicial voltado para a formação de delegados (as), representantes sindicais de base e dirigentes do SINPRO. Já foram realizadas 13 turmas do Curso, totalizando 520 representantes sindicais e dirigentes e mais uma turma será concluída até o final de 2011. Duração: 03 módulos de 03 dias – 24 horas x 3 = 72 horas.

2.Curso de Formação de Dirigentes Avançado, a partir do ano de 2009, surgiu à demanda de aprofundamento da formação e a partir deste ano, foi iniciada também, Cursos de Formação de Dirigentes Avançado. Estes cursos têm a mesma concepção do anterior, porém mais aprofundado nos conteúdos, nos debates e reflexões. Ele se inicia a partir dos conteúdos do Curso Básico, para quem já participou do Curso Básico. Esta sendo concluída no mês de outubro a 4ª. Turma, com um total de 140 participantes. Duração: 05 módulos de 03 dias = 120 horas + 80 horas à distância. Total: 200 horas. 

3.Cursos de Formação com os Professores/As Aposentados/as, que tem como finalidade propiciar formação para que o professor (a) mesmo aposentado (a) não se afaste do sindicato e da luta sindical. Ele visa promover a formação sindical de forma prazerosa... intercalando com atividades de lazer e descontração, para ser mais atrativa a estes trabalhadores (as). Já foram realizadas 11 turmas do Curso, totalizando mais de 500 professores/as aposentados/as participantes. 

Local: os Cursos serão realizados em Caldas Novas/GO com a duração: 04 dias (02 dias voltados para formação sindical e 02 dias voltados para atividades orientadas de lazer). 

4.Seminários de Formação Sindical e Política com os Funcionários do SINPRO/DF,  a partir da formação com os representantes sindicais e dirigentes, começou-se a pensar uma proposta de formação para o quadro de funcionários do Sindicato. Neste sentido, já foram realizados 02 Seminários de Formação Sindical e Política com os Funcionários do SINPRO/DF e mais 02 Seminários irão acontecer até o final de 2011. Eixo: Formação Política Sindical e, a partir de 2011, aperfeiçoamento profissional na área de atuação de cada um/a. 

 5.Curso de Formação de Formadores (Novo), com proposta para iniciar este ano (em novembro/2011) a primeira Oficina com o objetivo de formar a primeira turma do Curso de Formação de Formadores para atuar na formação do SINPRO/DF. O objetivo do curso de formação de formadores é formar pessoas para fazer nos seus locais de trabalho e no âmbito de atuação do Sindicato a formação de novas lideranças da educação nas suas bases e locais de atuação. 

Concepção metodológica do Programa de Formação

A metodologia usada é da construção coletiva do conhecimento, sendo assim, vamos intercalando atividades que trazem e absorvam conhecimento do grupo para, dialeticamente, construir um novo conhecimento, partindo do acúmulo da política de formação da CUT, da ECO/CUT, do SINPRO e das experiências e saberes de cada um (a) envolvidos (as) nos processos formativos. Trabalhamos com a concepção de Educação Integral, que abrange as dimensões da educação informal e formal, buscando continuamente o reconhecimento social e institucional do saber acumulado pelos trabalhadores e trabalhadoras, na vida em geral e no trabalho em especial. 

Nas atividades desenvolvidas com os professores do DF, o processo formativo, pedagógico e metodológico que vem sendo vivenciado durante as atividades, é sem dúvida, revolucionário: os conteúdos, os debates, os trabalhos em grupos, as reflexões têm se constituído em um espaço de (re) construção coletiva de novos conhecimentos, promovendo um empoderamento visível dos/as participantes.

Todas as atividades são realizadas em Goiânia/GO em um espaço próprio para formação, amplo, arborizado, tranqüilo e com opções para trabalhos em grupos. O curso realizado em ambiente propício e fora do local de trabalho tem sido bastante produtivo, porque as pessoas podem se concentrar mais no curso e nas atividades que estão sendo desenvolvidas.

O programa proporcionou até o ano de 2011 a formação de 14 turmas atendidas no Curso Básico, 04 turmas no Curso Avançado, 10 turmas de formação inicial e 01 avançada com os professores (as) aposentados (as), 02 seminários com os funcionários (as) e seminários com a categoria.

Todo esse resultado nos leva a continuar na defesa de que a formação deve ser uma estratégia do SINPRO para garantir a unidade da categoria e o fortalecimento da nossa luta.   

 

Maria Bernardete Diniz

Coordenadora Financeira da ECO/CUT

Coordenadora de Administração e Finanças do SINPRO/DF.