Apolônio de Carvalho - 100 Anos

Datashow de Imagens

  • ECOCUT elege nova Direcao

    ECOCUT elege nova Direcao

  • Formacao ECOCUT

    Formacao ECOCUT

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

  • ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

    ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

  • Curso de Negociacao Coletiva - MII

    Curso de Negociacao Coletiva - MII

  • Curso de ORSB da CUT/GO

    Curso de ORSB da CUT/GO

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

Curso de ORSB da CUT-MS reúne 59 dirigentes

Nos dias 3 e 4 de setembro a Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul (CUT-MS) realizou na capital Campo Grande o Módulo I do seu segundo curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB). Dele participaram 59 dirigentes do movimento sindical, entre eles a coordenadora geral da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho (ECO/CUT), Sueli Veiga Melo.

O objetivo do curso é preparar os/as dirigentes sindicais, militantes e oposições sindicais para a atuação de forma organizada no local de trabalho, no sindicato da categoria e na CUT-MS, além de potencializar a atuação e a intervenção dos sindicatos e da CUT na sociedade como um todo.

Realizado na Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (Fetems), participaram do curso dirigentes e filiados dos sindicatos de servidores municipais de Dois Irmãos do Buriti, Pedro Gomes, Terenos e Campo Grande; do sindicato da alimentação deTerenos; sindicatos dos trabalhadores nos Correios de Campo Grande, Dourados e Corumbá; sindicatos dos trabalhadores na construção civil de Campo Grande, Três Lagoas, e Rio Verde do Mato Grosso; sindicatos dos trabalhadores em saúde e previdência; dos trabalhadores em ordens e conselhos; dos(as) psicólogos(as); dos trabalhadores em entidades sindicais; dos sindicatos dos trabalhadores em educação; da Federação dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário e Montagem Industrial do Estado do Mato Grosso do Sul (Fetricom-MS); da Fetems e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Construção Civil e (Conticom).

O curso contou com a valiosa contribuição do presidente da CUT-MS, Genilson Duarte e Sueli foi convidada a abordar temas ligados às lutas dos trabalhadores no Brasil, desigualdade, exclusão social e momentos de ruptura política e participação popular na história da classe trabalhadora no País. No segundo dia, o educador popular Emilio Gennari ensinou como fazer e para que serve análise de conjuntura.

"Os debates, as reflexões e as participações do grupo contribuiu para que o curso fosse uma grande momento de aprendizado, troca de experiências e construção coletiva de conhecimentos", comentou a coordenadora geral da ECO/CUT. O 3º Modulo do curso de ORSB da CUT-MS já está marcado para 3 e 4 de outubro, também na Fetems.