Apolônio de Carvalho - 100 Anos

Datashow de Imagens

  • ECOCUT elege nova Direcao

    ECOCUT elege nova Direcao

  • Formacao ECOCUT

    Formacao ECOCUT

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

  • ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

    ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

  • Curso de Negociacao Coletiva - MII

    Curso de Negociacao Coletiva - MII

  • Curso de ORSB da CUT/GO

    Curso de ORSB da CUT/GO

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

Termina Módulo 2 do curso de Negociação e Contratação Coletiva

A Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho (ECO/CUT) encerrou no domingo (20) o primeiro módulo do curso de Negociação e Contratação Coletiva (NCC) com a segunda turma. O objetivo da atividade era avançar na perspetiva das negociações e contratos coletivos de trabalho e buscar o fortalecimento do sistema democrático das relações de trabalho.

Entre os conteúdos ministrados, tendências de relações de trabalho no Brasil; sistema normativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), projeto organizativo da Central Única dos Trabalhadores (CUT); negociação coletiva como um dos direitos fundamentais; mapeamento das experiências no campo das NCCs; e o sistema orçamentário brasileiro.

Sobre o projeto organizativo da CUT falou no sábado (19), na Pousada Arvoredo, em Aparecida de Goiânia (GO), onde o curso aconteceu, a presidenta da Central em Goiás, Bia de Lima (foto). Com o objetivo de levar os participantes do curso de NCC a conhecer e refletir sobre os princípios que nortearam a criação desta que é hoje a maior central sindical do Brasil e da América Latina e a 4ª maior do mundo, ela falou sobre organização, estratégias e bandeiras de luta da CUT.

Além de Bia, outros palestrantes deste curso foram Otacílio Teixeira, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Goiás; Pedro Soares, secretário de Formação da CUT-GO e também coordenador de Formação da ECO/CUT; Roberto Miguel de Oliveira, secretário de Organização e Política Sindical da CUT-DF; e os educadores da Escola, Tainá Teixeira e Jodat Jawabri.