Apolônio de Carvalho - 100 Anos

Datashow de Imagens

  • ECOCUT elege nova Direcao

    ECOCUT elege nova Direcao

  • Formacao ECOCUT

    Formacao ECOCUT

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

  • ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

    ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

  • Curso de Negociacao Coletiva - MII

    Curso de Negociacao Coletiva - MII

  • Curso de ORSB da CUT/GO

    Curso de ORSB da CUT/GO

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

Concluída 4ª turma do curso de Formação de Formadores

A Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho (ECO/CUT) concluiu no dia 7 de dezembro a 4ª turma do curso de Formação de Formadores da Região Centro-Oeste, realizado em Goiânia (GO).

Neste último módulo os cursistas tiveram experiências práticas do cotidiano da formação sindical com Oficinas de Elaboração de Percursos Formativos para os cursos de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) e refletiram sobre as diversas questões metodológicas que orientam a concepção de formação sindical. 

A ação e a formação sindical foram discutidas a partir da leitura do Caderno de Resoluções do 11º Congresso Nacional da CUT (Concut), para então relacionar estes conteúdos ao trabalho do formador, que é considerado estratégico para a Central. Esta atividade permitiu que os cursistas se empoderassem com maior propriedade das lutas e compromissos da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Dinâmica

Após amplo trabalho com oficinas, sistematizações, debates e muita reflexão, o módulo foi encerrado com a entrega dos certificados, quando os próprios participantes criaram a dinâmica da solenidade: cada cursista escolheu uma música para tocar durante a entrega e era responsável por chamar o próximo companheiro a receber o documento. O clima foi de descontração e emoção, pela importante etapa concluída deste processo formativo. O dia foi encerrado com a celebração de um “amigo oculto”.

O curso, que se iniciou em agosto e foi concluído em dezembro, contou com a participação de 30 dirigentes sindicais, homens e mulheres, do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Foram quatro meses de convivência, de troca de experiências, de aprendizado, de construção e reconstrução coletiva do conhecimento. Um grupo animado, interessado, companheiro, solidário e muito disposto a contribuir na formação da CUT na sua região.

Cada um e cada uma dos participantes e educadores (as) contribuíram de forma especial para o sucesso dos objetivos do curso, que são os de preparar dirigentes para multiplicar a formação da CUT; refletir sobre as concepções de educação presentes na nossa sociedade e a concepção de educação integral da CUT; e pensar e construir propostas concretas de atividades de formação nos seus sindicatos, entre outros.

Texto: Sueli Veiga Melo, coordenadora geral da ECO/CUT; e Tainá Teixeira, educadora