Apolônio de Carvalho - 100 Anos

Datashow de Imagens

  • ECOCUT elege nova Direcao

    ECOCUT elege nova Direcao

  • Formacao ECOCUT

    Formacao ECOCUT

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

  • ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

    ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

  • Curso de Negociacao Coletiva - MII

    Curso de Negociacao Coletiva - MII

  • Curso de ORSB da CUT/GO

    Curso de ORSB da CUT/GO

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

ECO/CUT participa do 1º curso de FF em Comunicação da CUT

O primeiro curso de Formação de Formadores em Comunicação da CUT terminou no dia 12 de dezembro, no Instituto Cajamar, em São Paulo, com a certificação dos trabalhadores e a missão de ampliar a rede de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho (ECO/CUT) participaram o educador Jodat Fernandes Jawabri e a assessora de comunicação Maisa Lima.

Em um clima de grande emoção, representantes de confederações, federações, sindicatos e escolas de formação cutistas de todo o País apontaram a importância dos três módulos - o curso começou em outubro de 2013-, que trataram do conceito de comunicação, das mídias digitais e de como o debate sobre o tema ocorre na América Latina.

Resultado de uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o curso contou com representantes da academia, blogueiros e até do ex-presidente Lula, que gravou um vídeo exclusivo em que tratava da importância da formação para a luta da classe trabalhadora.

Balanço

Durante o balanço da ação, muitos dos cursistas destacaram o papel do programa de renovar a esperança na luta e iniciar a mobilização nos Estados para a criação de coletivos que discutam a democratização da comunicação. Secretária de Comunicação da CUT Nacional, Rosane Bertotti ressaltou que o desafio passa a ser dar continuidade à experiência no próximo período.

“Primeiro, é a realização de um grande desafio que estava posto há muito tempo para a Central. Isso demonstra que a comunicação tornou-se estratégica para nós. Segundo, essa parceria com a USP, tanto na certificação, quanto na contribuição de professores que participaram desse projeto, demonstra que nossa concepção pedagógica está no caminho certo. E, agora, precisamos fazer com que a nossa base se aproprie da política e utilize as ferramentas estratégicas para construir a rede.”

Texto: Luiz Carvalho