Apolônio de Carvalho - 100 Anos

Datashow de Imagens

  • ECOCUT elege nova Direcao

    ECOCUT elege nova Direcao

  • Formacao ECOCUT

    Formacao ECOCUT

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

  • ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

    ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

  • Curso de Negociacao Coletiva - MII

    Curso de Negociacao Coletiva - MII

  • Curso de ORSB da CUT/GO

    Curso de ORSB da CUT/GO

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

Ações formativas da juventude estão no foco da ECO/CUT

Em diferentes instâncias, o debate sobre questões relacionadas à juventude vem ganhando relevância. A centralidade destas discussões, não só no Brasil, mas no mundo, se deve ao fato de que essa parcela da sociedade é a mais afetada pelos processos de reestruturação produtiva e assim, passa a exigir respostas às suas diferentes demandas.

Cientes disso, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho (ECO/CUT) têm realizado oficinas e programam o curso de Formação de Formadores da Juventude com o objetivo de preparar multiplicadores nessa discussão acerca dos jovens e sua relação com o mercado de trabalho e o movimento sindical.

Para a educadora da ECO/CUT Tainá Teixeira estas respostas se estendem às áreas de trabalho, educação, lazer e cultura. "O enfrentamento a esses dilemas passa pela criação de espaços específicos de organização juvenil no interior dos movimentos sociais e sindicais. Assim dar-se-á nova qualidade para o tema: a juventude como sujeito de direitos e como protagonista de lutas sociais por emancipação", pontua.

Organização

Daí a necessidade de avançar na organização da juventude CUTista por meio da formação de jovens dirigentes e militantes sindicais. Este é o principal objetivo do Projeto Juventude da CUT em Ação, que integra a estratégia da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da CUT. 

Para alcance desse objetivo, a SNJ e Secretaria Nacional de Formação reuniram coordenadores e educadores das escolas sindicais e secretários/as de juventude das Estaduais da CUT. "Para a Central, esse debate não pode ser abordado sem problematizar o sistema econômico e social e a ECO/CUT, assim como as demais escolas sindicais CUTistas, cumpre papel estratégico na implementação e acompanhamento pedagógico das ações formativas com a juventude nas regiões do Brasil", acrescenta a coordenadora geral da Escola, Sueli Veiga Melo.