Apolônio de Carvalho - 100 Anos

Datashow de Imagens

  • ECOCUT elege nova Direcao

    ECOCUT elege nova Direcao

  • Formacao ECOCUT

    Formacao ECOCUT

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

  • ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

    ECOCUT participa de oficina sobre os territorios

  • Curso de Negociacao Coletiva - MII

    Curso de Negociacao Coletiva - MII

  • Curso de ORSB da CUT/GO

    Curso de ORSB da CUT/GO

  • 11 CONCUT - Sao Paulo

    11 CONCUT - Sao Paulo

ECO/CUT se prepara para participar do Conafor

No período de 11 a 14 de março será realizado na Escola Sindical Sul da CUT, situada em Florianópolis (SC), a reunião do Coletivo Nacional de Formação (Conafor). 

O objetivo principal dessa reunião será consolidar o balanço das ações desenvolvidas e os resultados alcançados no ano de 2013 frente aos objetivos e metas do Plano Nacional de Formação, definidos no 18º Encontro Nacional de Formação (Enafor), realizado em abril do ano passado, que eram: contribuir no fortalecimento da estratégia organizativa e na ampliação da representatividade da Central Única dos ?Trabalhadores (CUT); na disputa de um projeto de desenvolvimento econômico e social sob a ótica da classe trabalhadora, considerando as diversidades setoriais/regionais; na conquista de um novo padrão de relações de trabalho e de negociação e contratação coletiva nos setores público e privado e nas áreas urbanas e rurais em consonância com as estratégias e agendas dos macrossetores. 

Além disso, o Plano Nacional de Formação visava a garantia da identidade político-metodológico da formação sindical cutista em âmbito nacional. 

Para além do balanço, o Conafor discutirá uma atualização das análises de conjuntura e cenários das disputas políticas dos próximos períodos, com o intuito de avaliar a procedência das prioridades da Política Nacional de Formação frente aos desafios da CUT e os aspectos a serem atualizados e/ou aprimorados da estratégia formativa em curso. 

Novas demandas

Discutirá ainda as estratégias de implementação de novas demandas para a formação sindical, a saber:

- Juventude da CUT em Ação - Formação de Dirigentes Jovens Formadores - FDJF; 

- Formação de Dirigentes Jovens Lideranças - FDJL;

- Formação para a Comunicação - Formação de Dirigentes e Assessores/as que atuam na comunicação das instâncias da CUT. 

Sendo assim, a pauta prevista para esta reunião do Conafor, da qual participarão o Coletivo Nacional de Formação, membros da Executiva Nacional e assessorias indicadas; as coordenações das Escolas Sindicais da CUT; representantes das Secretarias Estaduais de Formação; secretárias/os de Formação dos Ramos e educadores/as das Escolas é:

1. Conjuntura 2014, com ênfase no debate sobre os desafios para o crescimento econômico e social sustentáveis e o papel da CUT;

2. Balanço do Plano Nacional de Formação 2013;

3. Atualização da Estratégia da Política Nacional de Formação 2014 – 2015;

4. Financiamento da Política Nacional de Formação.